sábado, 7 de agosto de 2010

Pua ou broca.











TODAS AS PEÇAS DE ARTESANATO, CONSTRUIDAS POR (CARLOS DAMAS) ESTÃO ACINADAS COM O NOME E O ANO, GRAVADO EM CADA PEÇA.


Recordações que guardo desde quando eu era criaça em relação ao original destas ferramentas chamada (pua), com que eu e os meus irmãos brincava-mos quando eramos criaças.
E eu via o meu pai a trabalhar com a pua, quando tinha que arranjar um alguidar, ou um vazo de flores, ou outra peça de olaria.
Mas essa ferramenta foi esquecida e despresada, em termos de utilização.
E com o passar dos anos, a madeira da pua foi-se degradando, e ficou sem concerto e ao fim de muitos anos sem utilidade, e desistiu. Mas eu recordo perfeitamente como sendo hoje, como era e como trabalhava.
Estas peças são umas ferramentas, que serviam para fazer furos nas loiças de barro, quando reparadas, tal como este tipo de reparações que se faziam,em tempos não muito longincous.Sendo que para muita gente até era um objeto de subrevivência compulciva. Quando certos tipos loiças necessitavam de ser reparadas.
Por exemplo, dantes faziam-se amassaduras do pão, inclusive eu ainda sou do tempo em que os meus pais faziam amassaduras semanais, mas nos tempos dos meus avós nos tempos lavradores,nos montes, em que faziam as amassaduras para o sustento das famílias, e onde se utilizavam os grandes alguidares de olaria, que tinham por nome alguidares das amassaduras, quando havia um alguidar que por, uma queda estalava de um lado, de cima a baixo, esse mesmo alguidar que tanto era preciso, não se deitava fora, nem tinham que comprar outro, sendo reparado ficava como novo.
Preservavam-se da seguinte forma e maneira, no exterior eram feitos vários furos com esta ferramenta que tem por nome (pua) ferramenta esta que fazia uns pequeno furos, com meu centimetro de perfundidade, de cima a baixo nos dois lados do sitio estalado, os furos tinham que ficar em pares uns dos outros, ficando a parte estalada do alguidar ao meio das duas carreiras de furos, onde depois era (gateado) com arame, sendo o arame batido com um martelo para ser esmagado e as pontas do mesmo arame, com uma queda tipo agrafos, para entrar em cada dois buracos que ficavam a pares, esses bocados de arame trabalhados e posicionados no estalado do alguidar ou de outra peça de loiça de olaria, para não se abri e conservar-se por mais uns tempos ou até para o resto da vida de uma pessoa, suportando o peso do conteúdo que metiam dentro.
Eu por acaso ainda tenho um alguidar gateado, nas mesmas condições de arranjo e preservação que se usavam antigamente.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Escorpião.







Este canudo, tem um buraco ao centro, tal como os outros canudos de assoprar e atear as lareiras, este canudo tem por nome (escorpião).
Este canudo tem escamas, tal como umas cobras pretas que há aqui no Alentejo, e que se vêem e, aparecem nos dias quentes de Verão, no campo nas paredes, quando estão ao sol, por isso é que tem o nome de escorpião, porque é idêntico a essas cobras pretas, desde as escamas à cor.
Para quem não sabe, no Alentejo chama-se à tal (cobra preta escorpião) e ao (escorpião do signo chama-se alacrau).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Comparação.




As rodas, eixo e molas, foram feitas em 1989, era para eu fazer um churrião, mas acabei por não fazer tal peça, fiz outras como guarda-loiças e canudos, a qualidade da madeira, pinho negro.
Em 2006, mais precisamente no fim do ano quando fui colher madeira de (alandro, loendro) para fazer o artesanato, e colhi vários trocos, fiz o tratamento dos troncos que colhi, à minha maneira e como sei, havia um tronco que tinha uma queda engraçada para fazer uma serta e determinada peça de artesanato, comecei a trabalhar o tronco, em relação há queda que o tronco continha, que ficava uma peça diferente das que tinha feito anteriormente, os rameados são decorativos, feitos de ideia tudo imaginado.
Quando acabei a peça, que tem por nome comparação, e que tem o chapéu, já tinha as rodas o eixo e as molas, então adaptei as duas peças e ficou uma arma mortífera e perigosa.
O tratamento que faço há madeira de loendro p’ra fazer o artesanato, é ssim no mesmo dia em que é colhida, faço uma lareira grande e ponho os troncos por cima da labareda até que os troncos cheguem a uma temperatura elevada, a pontos da água que os troncos contêem, começar ferver e sair por os topos do tronco, é assim o tratamento para concervação da madeira, mais rápido na secagem da madeira, e para não criar bicho, duradoura depois de muitos e longos anos de colhida.